top of page
  • rachel9731

VAMOS FALAR SOBRE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL?

Graças ao bom universo, as pessoas buscam cada vez mais soluções ecologicamente corretas para o uso de objetos e utensílios do cotidiano. Mas e para construir, o que acontece? No Brasil ainda é raro o uso de materiais e soluções sustentáveis na construção civil e é por isso que decidimos fazer esse post: queremos dar algumas dicas de como construir desperdiçando menos e reaproveitando mais!


CUIDADO COM OS RESÍDUOS DE OBRA

Você sabia que mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos do Brasil são restos de obras? Portanto, havendo demolição, reaproveite tudo o que for possível. Por exemplo: cerâmica quebrada ou restos de argamassa podem substituir brita, use para aterros e fechamentos de calçadas. Madeiras em boas condições podem ser reutilizadas para caixaria na obra ou até mesmo para esquadrias. Todos os papéis, gesso, plásticos e entulhos em geral devem ser separados e encaminhados para as usinas de reciclagem adequadas.


USE MATERIAIS RECICLADOS OU ECOLÓGICOS

Tintas naturais não tóxicas, tijolos ou blocos de concreto reciclados, revestimentos feitos de materiais reaproveitados, piso feito a partir de garrafas PET recicladas, argamassa de argila e outros. São tantos materiais novos a cada dia, que vale a pena pesquisar mais a fundo sobre o assunto. A ideia aqui é informar que construir usando materiais sustentáveis no Brasil é possível e existem diversas marcas que têm esses produtos atualmente.


RECURSOS NATURAIS OU RECURSOS EFICIENTES

Uma casa eficiente é uma casa que não consome muita água ou energia. Portanto janelas e claraboias devem ser bem posicionadas para a otimização da luz e ventilação. Placas solares para geração de energia domiciliar trazem economia e retorno ao usuário, além de aproveitar o próprio sol para gerar a energia da casa ao invés de depender de grandes usinas que geram enormes danos ambientais. A captação da água da chuva pode ser feita através de um simples sistema de calhas e reservatórios, onde a mesma poderá ser utilizada para descargas ou para torneiras que não precisem de água potável.



TELHADO VERDE

Além de lindos, os telhados verdes deixam o ambiente mais fresco e ameno, diminuindo as grandes trocas de calor que ocorrem em um dia. Também são ótimos para isolamento acústico.


CONTAINER

Já pensou em morar em um container? Fazer uma casa container pode custar até 30% a menos do que fazer a mesma área construída no formato tradicional. Casas container não são mais moda, e sim uma técnica construtiva fixa e crescente no Brasil.


PROJETO BEM DEFINIDO

A chave para uma execução econômica está em um projeto bem calculado. Com isso se evita o desperdício de materiais, quebra e resíduos. Além disso, é no projeto que se definem as aberturas corretas para uma boa iluminação natural e ventilação, telhado verde, tipo construtivo e todos os demais sistemas que trarão sustentabilidade ao edifício.

O futuro está em nossas mãos e para melhorá-lo, precisamos ter consciência dos impactos da construção civil desenfreada no Brasil. Opte SEMPRE por materiais sustentáveis e se não for possível fazer a obra totalmente ecológica (que é difícil, mas não impossível) use pelo menos algumas dessas dicas acima, o planeta agradece :)

3 views0 comments
bottom of page