• rachel9731

QUAL É A ILUMINAÇÃO ADEQUADA PARA CADA AMBIENTE?

Afinal, como escolher a iluminação adequada para cada ambiente? Para começo de conversa, você precisa entender que a luz ideal é aquela que valoriza o seu cômodo e atende às suas necessidades em particular, sabe? Não existe fórmula secreta para acertar na iluminação. É por isso que é tão importante desenvolver um projeto de luminotécnica para a sua casa ou negócio.

Nesse post, nós vamos te dar algumas dicas de como escolher a iluminação correta para cada ambiente, veja só:


Sala de Estar/TV:

Para deixar o ambiente mais aconchegante, aposte em luzes de cor amarelada. Usar luz focada em alguns pontos, que é o caso das lâmpadas refletoras (como as dicroicas) é legal, mas não em exagero pois causa ofuscamento. O ideal é utilizar luz difusa, que é aquela que se espalha pelo ambiente uniformemente.


Cozinha:

A cozinha precisa de boa visibilidade, portanto opte pelas lâmpadas com grande Índice de Reprodução da Cor (IRC). As lâmpadas incandescentes (como as halógenas e as dicroicas) são as com IRC mais elevados.




Escritório:

Aqui você pode apostar no mesmo tipo de iluminação da cozinha, mas claro que tudo depende do tipo de uso para o escritório. Uma boa dica é misturar a luz direta com a luz difusa.


Quarto:

No quarto é interessante investir em uma iluminação aconchegante, que pode ser criada com luzes diretas e indiretas. O uso da dimerização também é legal. Lembrando que tudo depende do gosto ou desejo de cada usuário.



Banheiro:

Muita atenção ao banheiro, pois aqui muita gente erra. Para o banheiro a gente indica luminárias de vidro leitoso, acrílico leitoso, ou lâmpadas difusoras (como a fluorescente). A luz de camarim ou as lâmpadas refletoras (como as dicroicas), que a mulherada tanto deseja acima do espelho, é um tanto prejudicial para cuidar da aparência, já que cria sombras. Além disso, as lâmpadas são muito quentes, fazendo o usuário transpirar durante o uso.

Curiosidade: esse tipo de iluminação de camarim foi criada para o artista simular a visão que ele terá da plateia: com luzes em sua frente.



Lâmpada LED ou Dicroica?

As lâmpadas LED são as melhores de uma forma geral: eficiência, geração de calor reduzido, durabilidade. Elas são mais caras sim, mas compensam na conta de luz no final do mês. As dicroicas geram mais calor e trazem um efeito mais fiel na reflexão das cores dos objetos, portanto aposte nelas com cautela, para destacar itens decorativos por exemplo.


” Sempre que possível, aposte na boa e velha luz do sol. É sustentável e saudável. “

Complexo não é? É por isso que cada caso deve ser analisado com muito amor e cuidado! Aqui na RAL Arquitetura & Design a gente cuida de todos esses detalhes para você Sua iluminação ficará perfeita!

8 views0 comments