top of page
  • rachel9731

QUERO CONSTRUIR, POR ONDE COMEÇO?

Olá queridos leitores! Vamos conversar um pouco sobre construção civil? Pois bem, uma das perguntas que mais recebemos no nosso dia a dia de trabalho é:

Quero construir, como faz?

Esse assunto pode ser bem longo e complexo, mas nós vamos simplificar ele ao máximo por aqui. Primeiramente, entenda que cada caso é único e deve ser analisado como tal. Com isso em mente, veja 6 passos para construir uma edificação do zero:



1. Tenha um terreno

E aqui vai uma dica de ouro: se você ainda não tiver terreno, consulte um arquiteto antes de adquirir um. O profissional irá te auxiliar na escolha do terreno ideal, com bons índices construtivos, com zoneamento favorável, afastamentos favoráveis, insolação adequada, topografia favorável, dentre tantos outros pontos. Vamos dar um exemplo da vida real aqui: já presenciamos situações onde o cliente desistiu de construir pelo simples fato de que somente a estrutura da casa, nesse caso em um terreno inclinado, ficou praticamente o valor de uma obra residencial completa, ou seja, cuidado!


2. Tenha profissionais qualificados –

Chegou o momento mais legal! O de sonhar É aí que entra o Arquiteto. Entenda uma coisa: cada profissional trabalha na sua área de qualificação. O arquiteto faz projeto arquitetônico, o engenheiro faz projeto estrutural. São profissões complementares, porém diferentes, assim como existe o médico cardiologista e o médico ortopedista.


3. Tenha um planejamento financeiro –

Nós não estamos falando aqui de uma consulta no médico ou de comprar um sofá. Estamos falando sobre construir uma casa. Ou um prédio. Portanto, estamos falando de valores altos. Por isso é importante você estar preparado financeiramente.



4. Prepare-se para a parte burocrática –

Os anos passam e por incrível que pareça, mesmo as pessoas mais informadas ainda questionam sobre a regularização da construção civil perante município e órgãos governamentais. Nunca, em hipótese alguma, considere construir ou ampliar um imóvel sem aprovação legal. O custo para tentar “pular” essa etapa pode ser altíssimo. A aprovação dos projetos é indispensável e olha que maravilha: os arquitetos e engenheiros cuidam de tudo isso para você!


5. Tenha Paciência –

A etapa de projetos e aprovações pode levar meses, portanto programe-se para isso. Os órgãos públicos as vezes demoram para analisar e aprovar os projetos e além disso, quanto mais alinhados estiverem os projetos, melhor será a construção dentro do canteiro de obras. A etapa orçamentária também é extremamente importante e deve ser analisada com cautela.


6. Alvará de construção na mão, e agora? –

Antes mesmo de possuir o alvará em mãos (durante o processo burocrático), nós da RAL já solicitamos orçamentos junto a diversas construtoras parceiras. Desta forma, assim que o alvará é emitido, já é possível iniciar a construção da edificação, claro que respeitando todos os requisitos de segurança e dentro das normas municipais em questão. Nesse momento, tome cuidado com aquele empreiteiro baratinho indicado pelo vizinho, esse mesmo pode sair muito caro no final, ok? Como já mencionamos: estamos falando aqui de um investimento alto, do qual envolve muita, MUITA responsabilidade.

Essa foi uma BREVE explicação sobre construção civil, digamos que uma parte mais pé no chão da coisa toda. Claro que a parte mais legal é sonhar com a casa ou prédio do jeitinho que você sempre quis: pensar na área de festas, piscina, jardim e tudo mais que se possa imaginar! Conte com a gente para isso, e deixa que essa burocracia chatinha a gente te entrega mastigada!

Esperamos que tenham gostado Dúvidas? deixe seu comentário aqui!

9 views0 comments
bottom of page