top of page
  • rachel9731

MARCENARIA: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER AQUI!

Eis a parte mais cara de um design de interiores: a marcenaria. Isso considerando que você fez o seu imóvel todo planejado e com móveis sob medida, claro. Cozinhas, lavação e banheiros são difíceis de escapar de uma marcenaria, portanto você precisa entender um pouco mais sobre o assunto, até porque se tem algo que não falta atualmente no mercado são as marcenarias.


Nós vamos sempre indicar que você opte pelas melhores empresas de móveis planejados, dessas que têm showroom e possibilitam que o cliente experiencie os materiais e usos, como por exemplo a Evviva Bertolini ou a Dell Anno. Porém, a gente sabe que muitas pessoas buscam custos mais baixos, mesmo sabendo que não terão a mesma qualidade das grandes marcas.


Para ajudar você na escolha de uma boa marcenaria, nós vamos te dar algumas dicas dobre o assunto, veja a seguir:


QUAL A DIFERENÇA ENTRE MDF E MDP?


MDF e MDP são dois tipos de compensados, ambos derivados e produzidos a partir de eucalipto ou pinus. Os dois são ecologicamente corretos e passam pelo mesmo processo de tecnologia e prensa. O MDP é produzido com partículas da madeira, enquanto que o MDF é feito com fibra de madeira e resina. O que muda bastante são as opções de revestimento: o MDF poderá receber demãos de tinta e verniz, que seria a famosa LACCA, já o MDP é mais poroso e portanto absorve muito a tinta.


Tanto o MDF quanto o MDF podem vir revestidos de fábrica com Melamina (ou Fórmica), que é um acabamento resinado mais resistente, encontrados naquelas chapas de marcas conhecidas como a masisa, arauco, entre outras. Também podem ser revestidos com FF (Finhish Foil) que, resumindo, é a união de papel e cola aplicado no painel, finalizado com verniz. São menos resistentes e comuns naqueles móveis prontos de grandes lojas do segmento.



Então como escolher o material para a marcenaria? Para um móvel com design diferenciado, que conta com cantos arredondados e cores especiais o MDF é ideal, já que ele é mais maleável. Para móveis que contam com linhas retas o MDP pode ser usado, de preferência revestido de melamina diretamente da fábrica. Outra dica importante é a espessura dos painéis: para um móvel ter resistência por bastante tempo, prefira espessura 18 ou 25mm no mínimo.

Painel OSBMarcenaria + FerroMarcenaria + Vidro


O QUE É LACCA?

Muita gente fica em dúvida também sobre a Lacca. A Lacca nada mais é que um acabamento. É uma pintura feita com pistola, aplicada normalmente no MDF ou MDP mesmo. É aquele efeito que deixa os móveis sem emendas, sabe? Pode ser fosco ou brilhante, mas exige um certo cuidado, pois é mais sensível. Por ser um serviço adicional, possui custo mais elevado nas marcenarias.


O QUE É OSB?

Uma opção mais barata de chapa é o OSB. Este é um painel feito com tiras maiores de madeira, que são unidas com resinas e então prensadas sob altas temperaturas. O OSB também é interessante por ser ecologicamente correto. Só exige muito cuidado na execução pois ele esfarela facilmente.


COMO ESCOLHER AS FERRAGENS PARA MARCENARIA?

Essa parte pode parecer pouco importante ou chata né? Legal mesmo é o visual da coisa, as madeiras, vidros e acabamentos. Mas as ferragens representam em torno de 30 à 40% do orçamento de um mobiliário. Elas também traduzem a qualidade dos móveis, afinal, quem nunca viu aquele móvel se desfazer com o tempo? Normalmente é porque a ferragem cedeu. Opte pelas melhores marcas: Hettich e Blum. Para reduzir um pouco o custo, sem perder tanta qualidade destacamos também: Hafele, Cermamg, TN e FGV.

Lembre-se também de solicitar capacidade de amortecimento em todos os móveis com aberturas. Corrediças telescópicas também são boas pedidas, já que será possível trabalhar com abertura por toque ou pressão, trazendo aquele toque de tecnologia para o seu dia a dia. Corrediças ocultas também são legais, mas são mais caras e precisam de exatidão na instalação, portanto certifique-se com a marcenaria sobre a qualificação da mesma.

É bastante coisa né? E isso é somente uma parte de todos os detalhes que precisam ser vistos em uma marcenaria e especialmente durante a instalação da mesma, onde podem surgir imprevistos. Tenha sempre um profissional acompanhando todos os passos de um projeto, pois como você pode ver, é muita coisa! Nós da RAL cuidamos de tudo isso para você ao desenvolver um projeto

121 views0 comments
bottom of page